A Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA) tem apostado na promoção e dinamização do desporto universitário e federado, tendo atualmente em funcionamento as modalidades de Andebol Masculino, Basquetebol Masculino, Futsal Feminino, Futsal Masculino, Voleibol Feminino e Voleibol Masculino, no campus de Ponta Delgada.
No âmbito dos Campeonatos Nacionais Universitários 2022 que decorreram entre 16 e 27 de maio em Leiria e na Marinha Grande, todas estas equipas competiram nos play-offs de apuramento para as fases finais, em representação da Associação Académica, da Universidade e do Arquipélago dos Açores, tendo esta participação representado um grande investimento por parte da AAUA, uma vez que envolveu a deslocação de 76 atletas e dirigentes.
Durante a XIII Gala do Desporto Universitário, que decorreu esta quarta-feira no Casino de Espinho, o prémio Ética Desportiva no Desporto Universitário, instituído pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) desde 2012, foi atribuído à Associação Académica da Universidade dos Açores. A atribuição do prémio resulta de uma postura de fairplay dentro e fora do campo, demonstrada pela comitiva açoriana durante o evento em Leiria/Marinha Grande.
Entidade: Associação Académica da Universidade dos Açores
Motivo: A participação da Associação Académica da Universidade dos Açores com 6 equipas no Play-Off das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.
Justificação: Um forte investimento, na na maior participação de sempre de equipas das regiões autónomas nas competições nacionais universitárias.
Apesar de não terem sido apurados em nenhuma modalidade (cada equipa jogou um jogo de play-off), a sua participação foi muito relevante e pautou-se por um forte espírito desportivo e de representação da sua região (Açores), clube (AAUA) e instituição (Universidade dos Açores). O comportamento dentro e fora de campo, de jogadores, agentes desportivos e espetadores, por todos os elementos, foi contagiante e manifestador de um forte espírito académico, de fair-play e de respeito e partilha com todas as outras equipas e academias.
Foi para a AAUA uma honra e privilégio ter recebido este prémio, pois foi finalmente reconhecido todo o trabalho investido em prol do desporto universitário, que não se avalia apenas dentro de campo. O projeto desportivo que a Associação Académica tem implementado e que cresce a cada dia, baseia-se em dois pilares fundamentais: potenciar o desenvolvimento de uma carreira dual, aliando o desporto à educação, promovendo uma melhor qualidade de vida aos estudantes, através da promoção da saúde física e psicológica; por outro lado, devolver ao desporto universitário o reconhecimento merecido, pois tem sido cada vez menos valorizado nos últimos anos. A Associação Académica da Universidade dos Açores foi fundadora da FADU e, por isso, considera que existe um compromisso nato para a dinamização do desporto no seio da Academia Açoriana, o que impactará positivamente em todos os elementos envolvidos.
Foi ainda este fim-de-semana que a Associação Académica da Universidade dos Açores voltou à competição federada de Andebol, depois de mais de duas décadas de interrupção. Recorde-se que a equipa da AAUA ficou em primeiro lugar no Campeonato Regional da Série Açores em 97/98 e em segundo lugar na mesma competição, no ano de 98/99, tendo, desde então, interrompido a sua participação.
A equipa de Andebol da AAUA coexiste em parceria com o Clube Desportivo Santa Clara, tal como as equipas de Basquetebol e Voleibol.