Enquanto jovens estudantes, somos chamados a dar o exemplo, a apelar à atitude de responsabilidade de cada um, contribuindo para o bem maior de todos nós. O bem maior de todos…é com este pensamento que devemos acordar, todos os dias, para que estejamos sempre conscientes de que é esta a nossa missão: ficar em casa, em prol dos Açores, de Portugal e do Mundo. “Para cada ação há uma reação”, como bem nos deixou claro Isaac Newton, pelo que é impreterível que interiorizemos que para cada atitude há uma consequência.
Este ano de 2020 ficará marcado na história da humanidade e cabe-nos, a cada um de nós, definir em que parágrafo da história é que os Açores ficam. Somos nós que a escrevemos, nunca duvidem, e é por isso que se queremos um final feliz, teremos de lutar por ele a partir de casa.
Caros colegas estudantes, encontramo-nos atualmente sob diversas incertezas, no que diz respeito às proporções que a pandemia vai tomar no contexto em que nos encontramos, ao retorno das aulas presenciais e ao próprio desfecho do ano letivo. Neste sentido, a AAUA vem, por este meio, adiar por tempo indeterminado a Semana Académica dos Açores 2020, face à situação atual em que nos encontramos, em conformidade com o Plano de Contingência da Universidade dos Açores, bem como com a situação de Contingência da Região Autónoma dos Açores, prorrogada, neste momento, até 30 de abril de 2020.
A Direção da AAUA compromete-se a realizar todos os esforços para que esta tradição se mantenha, de modo a que todos os finalistas, sem exceção, possam vivenciar todas as etapas do seu percurso académico, mas este esforço terá que ser conjunto, entre todos nós, pois é a forma como agimos hoje, cada um per si, que definirá a brevidade com que nos poderemos voltar a reunir.
Ponta Delgada, 31 de março de 2020
A Presidente da Direção da Associação Académica da Universidade dos Açores
Daniela Sofia Faria